domingo, 29 de julho de 2007

madrugada.

madrugada, capuccino, frio e muita saudade.

diz o ditado que tudo que é bom dura pouco, me deixaram com gosto de quero mais.

Olha vamos combinar: vai lá e só não chama de santo, desanca, poe pra fora, lava a roupa suja ate faltar sabão , mas deixa a indiferença e o silencio para os casos nos quais se fizerem justos.

ana, vou fazer um post para explicar o que queima, pode deixar..

Depois de passar tanto tempo em aguas agitadas na vida, acho que vou passar por aguas mais calmas, confesso que não sei me portar em tal lugar por completa falta de hábito, mas espero de verdade que não seja aquela calmaria que antecede as tempestades mais violentas.

Sonhe, olha mas sonhe mesmo, planeje, imagine cenarios futuros, como voce vai estar, como VOCES vao estar, coisas para fazer, ver e viver. porque quer saber? quase nao vejo ninguem fazer isto hoje em dia, toda as expectativas futuras são em torno de stresses, aborrecimentos, preocupacoes etc, acho mesmo que insonia, depressao e ansiedade aguda podem advir muito disto, tem um ditado que diz que mente vazia e oficina do capeta, e existe um trecho da bíblia que diz que "não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, ao dia de hoje basta o seu proprio mal" , estamos nos viciando em prolongar preocupacoes e sofrimento e o pior estamos começando a fazer isto melhor do que sonhar.

o povinho

Faz frio, aqui no Rio, chove, coisas as quais o carioca não esta acostumado, nem sabe bem o que fazer com elas, a maior prova é que mesmo com este tempo vi um conhecido tentando tomar uma cerveja na rua. me eu vontade de recomendar um vinho, mas achei melhor deixar pra lá.
Outro dia li na net, acho que nos gorduchas, uma transcrição de um texto do Jabor, desancando o estado apático e mesquinho dos brasileiros, então me lembrei de uma piada que é maios ou menos assim: "diz que Deus estava criando o mundo e tinha um anjo olhando, e com o passar dos dias Deus trabalhava e o anjo observava, quando Deus estava a dar os últimos retoques, observou o anjo agoniado e lhe perguntou: O que foi Meu filho? ao que o anjo respondeu: O senhor esta terminando o mundo e nele tem areas desertas, gélidas o tempo todo, areas com terremoto, com tufoes, mas ali , e apontou para a america do sul, ali, Senhor não tem nada disto, o clima é bom o tempo todo, o solo é firme, e a paisagem é bela, porque isto? ao que Deus retrucou: Filho, espera para ver o povinho que eu vou colocar lá..."

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Considerações sobre telefonia

Pedro álvares Cabral descobriu o Brasil porque não precisou ligar para ninguém para perguntar o caminho, afinal as estrelas nunca estão “desligadas ou fora da área de cobertura”

Se Pero vaz de caminha tivesse que usar internet discada para avisar a Portugal da descoberta do Brasil, os portugueses estariam sem saber ate hoje.

Encontraram a primeira múmia brasileira: estava com algo parecido com um telefone celular na mão, com um visor aonde se lia: “não desligue, já vamos atende-lo”.

Um indiano ateou fogo em si mesmo depois de ficar 40 minutos ao telefone e o atendente lhe explicar que não poderia resolver o seu problema porque o sistema estava fora do ar, mas lembro-lhe de “avaliar o atendimento” antes de desligar.


Existe um boato que um franco atirador, feriu diversas pessoas nos Estados Unidos, porque, na sua insanidade os via como vendedores de linha telefônica, que tão comumente nos abordam nas ruas.

Por falar em “fora da área de cobertura” imagine se iury Gararin tivesse que dizer a sua célebre frase “a terra é azul” pelo celular? Com certeza ele iria ouvir “fora da área de cobertura” e acabaria gravando na historia da humanidade uma incrível sucessão de palavrões russos das mais diversas cores.

Então ta você tem que pagar para falar ao telefone, paga antes o chamado pré-pago, até aí tudo ok certo? Mas não esqueça que quando você estiver fora da sua cidade, ou seja, no momento que você vai precisar mais, você vai ter que ter créditos para fazer e para RECEBER ligações, senão dança, pois é, assim o mundo inteiro vai contar “piadas de brasileiro”.

As operadoras são um primor de genialidade, sempre disponibilizam planos novos, aonde você vai ter mais trabalho e vai gastar mais para fazer a mesma coisa que você fazia antes, só que pela metade do preço e um terço do aborrecimento.

Coisas que existem e que você nunca viu: cabeça de bacalhau, enterro de anão, um FDP chamado junior, gêmeos negros, um celular que sempre dá linha e uma operadora que não te sacaneia nem dá aborrecimentos.
Na hora que voce precisa ninguem tem um carregador compatível com o seu para lhe emprestar.

Imagine a cena: sua tia solteirona à beira da morte te liga para te dar a senha do banco: meu filho a senha é 456... aí entra uma chiadeira infernal, literalmente, porque quando ela termina o susto matou a velha e agora você vai ter que disputar o din-din com os trocentos parentes que todo falecido com dinheiro tem.

terça-feira, 24 de julho de 2007

na cozinha

Imagine um belo, não um belíssimo prato, daqueles que deixam a gente com água na boca, carimbam nossa passagem para o inferno com a chancela da gula e coisa e tal.

Pois bem, um prato, para ficar assim, ele foi planejado, sonhado, imaginado, amado e acarinhado por quem o fez, e por quem o deseja, na busca pelo resultado desejado, os ingredientes foram escolhidos com critério, com carinho, e solicitados aos melhores fornecedores conhecidos.

O preparo envolveu paciencia, arte, esforço, aonde o tempo só foi contado para que as etapas fossem cumpridas com a precisão necessaria, porque o resultado desejado só pode ser alcançado se não houver a menor preocupacao com a hora de terminar, termina-se quando estiver pronto.

e é uma farra cada detalhe, a escolha das verduras, da carne, o corte, o tempero, as etapas o tempo do cosimento, a musica que é para quem prepara o som das facas o chiado do contato dos ingredientes com a superficie quente das panelas.

para quem faz, é divertido e gostoso ver a massa dourar, a carne idem, os temperos amolecerem sob o calor, os caldos emcorparem "dando ponto" alcançando a "textura" desejada.

queimar-se, cortar o dedo, bater nas quinas, o choque do frio do frizzer, e o calor abrasante do forno, são encarados como coisas passageiras e desconforto pequeno ante o visulumbre do resultado desejado, do "prato pronto" digamos assim.

e não raro, o artífice de tal iguaria, não a consome, ele se dá por farto, satisfeito e realizado, ao ver seu trabalho concluido e o objetivo alcançado, e o "crem de lá crem" a satisfaçao e o prazer de quem o consumiu.

Seria legal se a gente levasse nossa vida, principalmente a vida à dois assim, voce não acha??

sou só eu??

Eu fico pensando assim: será que sou só eu? deixa eu explicar, será que sou só eu quem pensa que tem que ter mais coisa na vida do que o stresse profissional e a impaciência com o transito, a ansiedade da chegada do fim do mes ou do complemento das listas dos cronogramas da vida?
Porque cargas dágua a gente tem que viver tão acelerado? sempre em "alta rotação" a quantidade de coisas que deixamos de viver e de notar com isto é simplesmente absurda. e o pior é que cada vez mais deixa-se de se notar o que se esta perdendo.
Não, defintivamente eu não tenho víicio em situações de total "ego-descontrol"(by Ticcia), mas vamos ser francos, vitórias e conquistas sem absolutamente ninguem para presenciar, sem um reconhecimento, ainda que tímido e suscinto, são como aquele prato maravilhoso, mas que esqueceram de colocar o sal..
Gente, é da natureza humana, voce até tem consciencia de que cumpriu o que precisava, (devia, queria, etc), mas se voce chega até no final, e se dá conta de que ninguem acompanhou, torceu, escutou, é literalmente algo "sem sal"
voce bateu, contestou, argumentou, tua experiencia te obrigou a isto, mas o dito cujo(ou cuja), sei lá, teimou, insistiu, se ferrou todo(a), mas chegou lá, então, vai lá e miserávelmente diz pelo menos um "muito bem", um "valeu", sei lá, mas fala algo pô. Não é para passar recibo de opinião vencida, porque se voce quer saber, quem acabou de chegar aonde queria, ou precisava, está tão desgastado, tão cansado, que de longe, não é disto que esta precisando. acredite até um tacanho "valeu" vai servir.
Estamos virando bichos de cavernas, e não temos tido mais o dom de interagir com contestaçõe e divergencias como coisas que podem ter resultados diferentes, tudo vemos como possível fonte de conflito e invasão, e acabamos às voltas com Frustração, falta de atenção, chateação e até mesmo a tal famigerada depressão, que podem muito bem ser evitadas com coisas simples assim.

curtas


  • Eu adoro a minha cidade, mas olha, quando chove... putz


  • Pois é seguindo a linha as perguntas da semana da ANA, tudo demais é sobra, e sempre acaba em boa confusão quando não se tomam as devidas providencias.



  • Sumido: vem cá, eu sou completamente jurássico, ou o quê? porque tenho sentido uma falta danada de coisas como um boa conversa fiada com os colegas de rua, de ver gente tocando violão, da pelada de casados X solteiros dos sábados de manhã, e por aí vai.



  • E ah, eu sou do tempo em sair com os amigos atrás de uma garota era para: "tirar um piço", "escorar um muro", fazer uma "corrida de submarino", era levar uma garota para um lugar com pouca luz para: beijo, abraço, beijar na boca, mão na mão, e por aí vai, e no mano a mano, ok? e não juntar um bando de desclassificados para descer a porrada em alguem que, depois de um dia duríssimo de trabalho, está penando num ponto de onibus para ir pra casa. e não faz a menor diferença se era prostituta ou doméstica, o respeito tem que ser o mesmo.

  • No meu tempo fazer faculdade era a explicação para se ter educação, cultura, respeito, a perspetiva de carreira ascendente na vida, era ser alguem "de futuro", e não, definitivamente não tinha selvageria na lista. nestas horas como em outras me sinto honradíssimo em ser considerado jurássico.



  • Um pouco de investimento e atenção e o Brasil, que não tem lá grande tradição nos esportes olimpicos está bem na fita no quadro de medalhas, imagine se este pouco, é este pouco mesmo, não precisa ser muito não, fosse constante? seria uma solução até barata para a praga de pitbabacas e songas mongas que andam assolando a nossa juventude.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

da serie: republicando

Desejo e Carência
Este texto é de autoria de Fabrício Carpinejar,
um gaucho com o dom das letras.depois vai lá e lê mais.







O desejo tem suas leis. Precisa de regras até para perder as regras. Não se adota de qualquer jeito. O desejo não pode ser humilhado e ofendido, não é passageiro e involuntário. O desejo investiga seu amor como se fosse sua morte. O desejo tem responsabilidade, por mais que isso pareça despropositado. O desejo apresenta ética, princípios, caráter. Não é inconseqüente, como se convencionou chamá-lo. O desejo não apela para golpes baixos. O desejo não suporta quem aproveita a carência de outro para se aproveitar, que finge amizade para seduzir. Que é educado apenas para agradar, que se julga melhor do que o seu próprio desejo. Que escuta confidências para avançar o corpo. Que envenena para se aproximar. Que dá um ombro cobiçando a perna. Que mexe nos cabelos para tapar os olhos. Que não respeita a fragilidade, as dúvidas e as inquietações de uma crise. Que se esbalda no medo para oferecer proteção. Que apressa a mulher para esquecê-la, que não se afasta um passo, um pouco, para lembrá-la. Que invade a intimidade para expô-la ainda mais. Que é dedicado na véspera e brusco na despedida. Que não observa o quarto para recolher as roupas. Que culpa o desejo pela posterior falta de desejo. Que diz sim já antecipando o não. Que afoba para destruir, que não estará depois da espuma para alinhar o mar. Que espanta as aves de perto para não ser contrariado. Que encontra desculpas para se esconder. Que não paga o insulto de viver. Que mutila o braço do rio por não saber segui-lo.


O verdadeiro desejo espera a mulher se recompor, espera a serenidade, que ela fique mais forte e possa escolher uma nudez que não seja tolerância e fraqueza. Espera o dia seguinte para trazer luz à noite. É devagar e denso, raiz carregada do visco e das sombras, quietude amadurecida do sumo e da nata.


O verdadeiro desejo não teme inclusive o risco de ser recusado. Não é uma circunstância, é linguagem. Como uma foto, o desejo não será dobrado. Como uma foto, o escrito vai no verso, não sobre a imagem.


O verdadeiro desejo não é predatório, não é egoísta; é generoso, se preocupa em chegar ao final obediente ao início, em chegar ao início obediente ao final. Não se rebaixa. Não significa um alívio, mas a contenção, a alegria alta da corda de um sino.


É muitas vezes prender o prazer para se conhecer mais.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Curtas

Gente estou enrolado mas isto aqui não fechou não.

Alguém poderia perguntar a Sra. Marta Suplici o que dizer ao pessoal do acidente da TAM de hoje?

E ah, será que o nosso Ministro Mantega vai propor algum monumento as nossas mais novas "vítimas do progresso"?

O chato neste caso, é que ainda não dá para por na cadeia quem ferrou com o sistema aereo, e outros (educacional, transportes, etc) apenas para ferrar adversários políticos e garfar a grana, ah mas vai dar, um dia vai, com certeza.

É uma verdade que voce pode ser ovacionado de pé por um estadio inteiro, mas se determinada pessoa, AQUELA, não te aplaudir, não sorrir do jeito que voce sabe que é de aprovação e orgulho, a tua consciência até vai assimilar o momento, mas o seu coração, definitivamente não.

Todo mundo quer reconhecimento, é inerente da natureza humana: que reparem na roupa nova, no corte de cabelo, no duro miserável para fazer um jantar diferente, ele escolher (mesmo que não combinando e no tamanho errado) esta ou aquela roupa, e por aí vai.
O problema mesmo está que a gente, para aprender isto, só pisando muito na bola, aturando trombas e dormindo em sofás, e dpois dizem que os tempos duros de aprendizado acabaram.
Portanto, gente ve se colabora, ele ou ela, não está entendendo? não está se mancando? definivamente não se liga? então procura um jeito de fazer a coisa pegar no tranco: uns filmes romanticos, comenta esta ou aquela cena, sei lá, pede para um amigo chegado dar uns toques, etc. acredite vai poupar muito problema, e muita frustração tambem.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Um dia de brasileiro

cinco da manhã, te acordam e voce se nega a acreditar na hora, teu corpo clama desesperadamente por mais sono e sua cabeça ja esta no trabalho que ficou em cima da mesa.

cinco e quarenta e cinco, no ponto frio, digo no frio ponto do onibus.

aí o onibus chega e voce troca o frio do ponto pelo "calor humano" do coletivo lotado, lotado não, entupido, vem cá este povo já ouviu falar em ficar em casa dormindo?

Mas não é só o povo do onibus que nao dorme nao, tem o pessoal dos carros que ja entopem a av brasil logo cedo, consequencia 1 hora e meia para chegar no lugar de saltar do onibus.

a voce rala, rala e rala, e literalmente sai no tapa com um utilitario que teima em nao fazer o que voce precisa e atrasa assim toda a sua vida.

a menina da assitencia tecnica muito gentilmente lhe informa que voce vai continuar sem o telefone celular, quanto tempo? liga na quarta para saber..

voce tenta comprar um sobresalente, mas acabou o estoque na loja, mas so te avisam 25 minutos de espera depois..

o almoço estava frio e não era prato de verão..

o tempero do dia, resfriado, que acordou uma rinite que voce ja tinha esquecido que tinha, e voce começa a espirrar alucinadamente, emquanto tudo que voce entende como corpo dói.

voce esta chegando no ponto do onibus a tempo de ver o seu partindo.. outro .. ah em meia hora chega, diz um prestativo fiscal da linha..

engarrafamento, engarrafamento, o onibus com uma "regulagem leve"no ar condicionado, lhe proporciona uma clara experiencia de como é a vida na sibéria...(juro que tinha um urso polar no ultimo banco, e de casaco!!)

voce desce, e a sua mochila desce primeiro, consequencia de uma alça que acaba de arrebentar..

pouca coisa do seu corpo lhe obedece, e voce tem a certeza que esta indo para casa porque as pernas conhecem o caminho, e espirra , as costelas doem, tudo doi, raios de gripe...

voce chega em casa, amém, tá ,mas calma, pq o jantar é virtual, ou seja não tem, voce ferve agua, faz um mate, e vai tomar banho, pensando em depois tomar um mate quente e ir dormir, ok, o problema é que, enquanto voce tomava banho um celerado entupiu a jarra de mate de gelo... sem comentarios...

ah, o podle da sua mãe catou suas meias, melhor não querer saber o que foi feito delas...

O teu pai esqueçeu de chamar o mecanico para trocar a bomba de gasolina do carro que pifou, e voce vai precisar do dito cujo na quarta de manha cedo...

to podre, vou dormir, e quando acordar vou ficar com aquela sensação que acabei de fechar os olhos...

depois tem mais..