terça-feira, 30 de maio de 2006

O que se pode suportar?

O que se pode suportar? O que se tem que suportar? E o que se deve suportar?
Aparentemente são perguntas que não deixam duvidas para serem respondidas mas, será mesmo?
Muitas vezes nos surpreendemos com cenários que vivemos ou presenciamos, “como alguém pode se sujeitar a isto?” , “como pude aturar aquilo?”, “não sei se conseguiria passar por esta ou aquela situação,” e por aí vai..
Os momentos passam em nossa vida, os bons e os ruins, eles vem, ficam o que tem que ficar, ou o que deixamos que fiquem, e depois vão embora.
Enquanto estamos por aqui, precisamos tratar as perguntas acima, e o timing e a sabedoria para lidar com elas é raro, e normalmente uma aquisição, muito, mas muito dolorida.
É importante lembrar que não se deve somente em relação a nós mesmos, mas em relação aos que nos cercam também.
Limites existem para serem respeitados, porque estão lá para preservar, conservar, quebra-los, como, quando, onde e de que jeito já é outra historia.
Vivemos um dia a dia estressante numa sociedade cada vez mais só: trabalhamos sós, isolados em baias, moramos sós, viajamos todos os dias isolados em conduções lotadas ou em nossos automóveis.
A natureza humana é capaz de feitos maravilhosos e outros tantos abomináveis. Tudo depende do gatilho que se dispara.
E somos egoístas, queremos atenção, respostas, prioridade, satisfação e felicidade, tudo ao mesmo tempo e tudo agora, e raramente nos importamos em que condições o fornecedor está operando, nós queremos é a mercadoria.
Somos cliente e somos fornecedores também. Uma cadeia e um círculo, um conjunto de engrenagens que, quando não estão em sincronia, danificam seriamente umas às outras.
Por amor, por respeito, por necessidade, por vício, ou mesmo pasmem, por não saber como fazer de outro jeito, operamos sempre na beira do limite, esbarrando, forçando, esfolando. E por aí vai.
Uma vez nesta situação, assim como nas máquinas, o organismo e a mente se ressentem do esforço, e a barra pesa, o humor acaba, a paciência também, e haja atrito. e você recebe o que gera e pronto esta formado um cenário propício para uma variedade de coisas.
Em situações assim, a parte mais difícil e ter consciência dela, e buscar o seu término, a sua conclusão ou mesmo posturas para suportar os fatos sem prazo de termino.
Acho que agora você entendeu sobre eu falar do quanto pode ser dolorido lidar com isto. Fala-se muito do antes, do depois, mas do durante: ninguém fala nada.
Como faz? o que diz? O que não diz? Falta muito? Não diz nada? E aí?
Invariavelmente terminamos aprendendo da pior maneira, quebrando a cara, se machucando, machucando outros, dureza.
Não há bem que dure para sempre, não há mal que nunca se acabe.
Nestas horas vale a fé, e a confiança, e todos os créditos acumulados dos bons sentimentos, mais a experiência dolorida que já vivemos, para agüentar mais um pouquinho, e mais um pouquinho.. até que esteja tudo concluído.
Afinal a gente faz por aquilo e por quem se ama. Afinal se estamos fazendo é porque o coração mandou, o instinto pediu, a consciência obrigou.
E não importa, não interessa em que estado se fique, o quanto se vai machucar, o quanto vai destruir, o quanto se vai fragilizar, afinal fazemos o que deve ser feito, o que se quer de verdade, é a certeza de que haverá um porto seguro, um lugar para ficar quieto, para curar as feridas, um colo. Não pra esconder, não para desculpar, não para ser conivente, apenas para você arrear os pedaços, refazer o estrago e começar de novo. O pior é que difícilmente a gente acha, porque por incrível que pareça entendem tudo, menos isto..

segunda-feira, 29 de maio de 2006

To chegando

consegui risos, terei que ser rápido!! então...
Aviso aos meus 6,25 leitores, e a quem interessar possa:
isto aqui não está abandonado não.
apesar de todos os bloqueios e restrições,e proibições da vida, e de computadores bichados,
estamos nos organizando para retornar à nossa programação normal.

aproveitando:
voces já viram como a vizinhança anda ocupada? o livro antigo esta atras de namorado, tem megera planejando lipo, barraco rolando, ruiva sumida, minha vaca favorita desancando abusados, literalmente uma festa.

quinta-feira, 11 de maio de 2006

Esta Frio

Está friozinho no Rio.
As arvores estão com as folhas mais verdes e as flores mais coloridas..
O vento dá arrepios na gente.
Dá uma preguiça danada para sair da cama de manhã.
Chocolate quente, mate , chá, vinho com canela, massas, sopas, foundue.
As mulheres um pouco mais elegantes nas ruas: moda outono/inverno, meias vestidos, casacos.
Gostoso esquentar ao sol da manhã.
Vontade de ficar agarradinho.
A chuva que cai e renova a terra espanta a nossa vontade de sair de casa. ou então aumenta a nossa vontade de chegar lá.
Passatempos dentro de casa: jogo de botão com filho, xadrez, quebra-cabeças, nova tentativa de ouvir aquele cd comprado à eras.
Tempo bom para conversar com os amigos, sorrisos, violão e voz.
Em cada época tempos o "bom da hora" para fazer, basta procurar, e praticar.
melhor do que ficar achando o que reclamar.
pense nisto..

Tô Vivo

Oi para todo mundo!!
Antes de mais nada to vivo sim.
Estou me sentindo igual ao willie coyote mas tô vivo.
Se alguem viu a placa do caminhão passa para a PM.
Com saudade de todo mundo, de quem comenta e quem não comenta também.
Perdoem-me os meus 7 1/2 leitores mas este escriba esta assoberbado de tratalho e de
perturbações tambem. mas este cantinho não é Jerusálem para ser muro de lamentações.
O mundo gira, e a fila anda. hoje difícil amanhã bem melhor.

beijão para todo mundo!

sexta-feira, 5 de maio de 2006

Agenda de um dia

Um dia sem celular, sem trabalhar, sem contas, sem ninguém torrando o saco, sem problemas seus, meus, nossos, de outros, apenas um dia assim:

Dormir agarradinho,
Acordar agarradinho,
Café na cama, croissants, geléia, sucos, você.
Disputar quem tem mais preguiça pra levantar,
Banho demorado, banho acompanhado,
Cozinhar para um almoço ao ar livre:
Vinho, empadão de legumes com palmito e champignon, você.
Uma manta grande, sua companhia,
Cafuné, livro novo da Fal pra ler.
Barulho: de crianças correndo, pássaros, vento..
Lanchar Vinho, torrada, pastas, Chocolates, você,
Passear no calçadão da praia até anoitecer.
Jantar: Capelleti, vinho, molho branco, torta alemã, você.
Sorrisos, aconchego, conversar, ouvir-te, te pagear enquanto dormes.
Cear na insônia: chá, biscoito de nata,
ou simplesmente assaltar escandalosamente a geladeira e ah, sim, você.
Dormir agarradinho,
Acordar agarradinho...

quinta-feira, 4 de maio de 2006

Auto-estima

Auto-estima: Condição básica para encontrar e viver um grande amor!
:: Rosana Braga ::


Podemos dizer, de uma forma bastante sucinta, que auto-estima é o sentimento que nutrimos em relação a nós mesmos, é a imagem que temos de nós, é o que pensamos quando nos olhamos no espelho. Enfim, podemos “medir” a nossa auto-estima de acordo com o quanto nos amamos, nos respeitamos, nos aceitamos e nos valorizamos.

Caso você não saiba, manter em alta estes sentimentos em relação à você mesmo é quesito indispensável para que você consiga atrair, envolver e conquistar uma pessoa. Lembre-se também que estas três artes são independentes e, ao mesmo tempo, totalmente inter-relacionadas uma com a outra. Ou seja, você pode atrair uma pessoa, mas não envolvê-la e nem conquistá-la. Pode também atraí-la, envolvê-la, mas não conquistá-la. No entanto, para conquistá-la, você precisará, obrigatoriamente, atraí-la e envolvê-la!

Temos duas notícias para você: uma boa e outra ruim! A notícia ruim é que existem muitas pessoas que não se amam, nem um pouquinho; que se consideram um peso e não conseguem enxergar em si mesmas nada de especial. Mas o pior é que, uma vez que a pessoa acredita-se assim, ela corre o sério risco de se tornar exatamente assim, ou seja, feia, chata, apática, sem brilho, etc., o que, certamente, só vai reforçar a idéia de que ela tinha razão.

A notícia boa é que todos nós podemos acreditar no que quisermos. E também que podemos mudar de crença no momento em que desejarmos, pois temos todas as ferramentas que necessitamos para transformar a nossa vida. Isto é, se você tem baixa auto-estima e não consegue ver seus pontos positivos, pode decidir mudar, pode escolher, conscientemente, ser uma pessoa diferente, mais atraente e mais interessante.

Num primeiro momento, esta pode parecer uma escolha racional demais e sem nenhum embasamento. E é mesmo! Mas depois, com o tempo, ela passará a fazer parte de você, pode ter certeza disso! Para exemplificar, pense em alguma pessoa famosa que, quando apareceu na mídia pela primeira vez, era feia ou “normalzinha” e, depois de algum tempo, tornou-se linda, bem cuidada, cheia de magnetismo e brilho...

Você pode argumentar: “Claro! Com dinheiro, qualquer um pode ficar maravilhoso!”. E nós lhe responderíamos: “Não conte com isso!”. É verdade que dinheiro ajuda, sim. Mas, definitivamente, o que faz uma pessoa tornar-se mais bonita, mais atraente e mais interessante é o que ela exala, é o seu estilo, o seu jeito de se colocar, de falar, de andar, de se sentir, enfim, é o que a transforma em dona de uma beleza própria.

Todos nós somos conchas e guardamos em nosso interior verdadeiras pérolas, mas as pessoas só enxergarão essas preciosidades se nos abrirmos, se mostrarmos a elas o que temos de especial... Tudo na vida é uma questão de escolha e, definitivamente, só podemos fazer boas escolhas quando conhecemos todas as opções, quando buscamos muitas alternativas e quando estamos dispostos a mudar, a aprender, a crescer e, principalmente, a nos transformar, cada vez mais, em nós mesmos.

Todo este discurso sobre auto-estima foi preparado para que você, como proposto no início, sinta-se capaz de atrair, envolver e conquistar alguém. Realmente, não é possível conquistar uma pessoa sem dar a ela, mesmo que inconscientemente, bons motivos para ela se deixe conquistar. Afinal, se você perguntar para qualquer pessoa apaixonada, o que a faz sentir-se assim, certamente ela não lhe responderá algo parecido com: “sinto-me apaixonada porque sou normal e os seres normais costumam se apaixonar”.

Não! Mais do que depressa, ela sentirá um enorme prazer em poder enumerar uma série de motivos que fazem com que ela se sinta apaixonada: “Ah!... estou apaixonada porque ele é maravilhoso, bem-humorado, alegre, divertido, sincero, gentil, atencioso, charmoso...” e se você deixar, ela passa uma tarde inteira falando das qualidades desta pessoa por quem se apaixonou!

É importante lembrar que, apesar de parecer demagogia, a beleza física é realmente relativa. Existem muitas pessoas que não se encaixam nos padrões preestabelecidos de beleza e, ainda assim, são irremediavelmente apaixonantes, imperdíveis! E isso é tão verdadeiro quanto o fato de que existem pessoas belíssimas, conforme os padrões ditados pela sociedade e, apesar disso, são absolutamente sem graça.
Dê uma chance à sua preciosidade. Pense nisso!

Rosana Braga é Escritora, Jornalista e Consultora em Relacionamentos Palestrante
e Autora dos livros "Alma Gêmea - Segredos de um Encontro"
e "Amor - sem regras para viver", entre outros.
www.rosanabraga.com.br e Comunidade no Orkut
Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br